Blog

Blog

terça-feira, 05 de abril de 2022

MEI – 6 vantagens garantidas aos MEIs que muitos desconhecem

Só em 2021, mais de 3,9 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas em todo o Brasil.

Apesar de muita gente ter se tornado MEI, nem todo mundo conhece todas as vantagens e benefícios de ser um, por isso, neste artigo, vamos explicar quais as maiores vantagens de ser MEI, além da regularização.

1- Direito ao CNPJ

Ter um CNPJ te torna uma pessoa jurídica, o que te permite emitir nota fiscal, por exemplo, facilitando na hora de manter as contas da empresa em ordem, visto que você também pode ter conta pessoa jurídica no banco e manter a contabilidade em ordem.

2- Impostos mais baratos e menos burocracias

Uma das vantagens do MEI é em comparação a outras categorias de empresa. Os empresários estão sempre reclamando de como os impostos são caros e como afetam o orçamento da empresa.

Outra reclamação constante é em relação à burocracia com contador e todos os órgãos do governo que todos têm que lidar. Isso não acontece no MEI, já que ele paga um valor fixo de impostos, e a burocracia é bem reduzida, podendo até mesmo não precisar contratar um contador.

3- Facilidade na abertura e fechamento da empresa

Se abrir uma empresa soa como algo complicado, isso não é verdade para o MEI. A abertura da empresa é feita diretamente pela internet e ainda não precisa pagar um milhão de taxas, como acontece com outras categorias de empresa.

O MEI só precisa entrar no site do governo, criar a empresa e começar a pagar a DAS, no valor de R$ 65,60. Essa DAS já engloba todos os valores de impostos que o MEI precisa emitir e também os custos de INSS.

4- Benefícios Sociais

O MEI tem direito a vários benefícios pagando apenas o valor da DAS, como salário-maternidade, aposentadoria e até mesmo auxílio-doença que seria o que acontece quando ocorre o “Afastamento pelo INSS”.

5- Acesso a empréstimos e máquinas de cartão

Como o MEI pode ter conta Pessoa Jurídica, ele também pode ter outros benefícios que a conta em banco do tipo pessoa jurídica tem, como maquininhas com taxas melhores e também algumas modalidades de empréstimos com melhores taxas de juros do que os empréstimos para pessoa física.

6- Possibilidade de contratação com registro em carteira

Se a sua empresa começar a crescer e você sentir que é a hora de expandir, saiba que o MEI também pode contratar um funcionário dentro da CLT, com tudo feito de forma correta para não correr riscos com trabalhadores informais.

 

[Fonte: https://sitecontabil.com.br]

Categoria:
Tags: