Blog

Blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

6 dicas para não deixar sua empresa em apuros

Conhecer os números, as finanças e os indicadores dos negócios são pontos essenciais para que uma empresa cresça de maneira saudável.

Conhecer os números, as finanças e os indicadores dos negócios são pontos essenciais para que uma empresa cresça de maneira saudável. Por isso, é tão importante estar atento a esses dados para identificar qualquer problema e resolvê-lo de maneira ágil.

1 – Tenha um excelente controle das despesas

O passo inicial de qualquer estratégia de melhora financeira é a análise das despesas. Primeiro, faça uma separação entre gastos fixos e variáveis, e depois some e organize tudo para entender bem seu volume de saídas.

 

2 – Monte um calendário financeiro

Seu negócio precisa de um calendário financeiro que seja capaz de mapear as datas onde sua empresa fatura mais e quais são os dias com os maiores gastos. Por isso, elabore um que tenha a ver com a realidade da sua empresa.

 

3 – Foque no controle do fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é indispensável para a saúde financeira de qualquer negócio. Ele ajuda a ter pleno conhecimento das entradas e saídas, sendo possível analisar esse fluxo diariamente. Se você controla e entende o seu fluxo de caixa pode se preparar para quitar seus compromissos financeiros sem precisar de recursos externos (como um empréstimo ou uso do cheque especial).

 

4 – Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

Mesmo que você seja o único responsável pelo seu negócio, a melhor forma de evitar problemas financeiros é separando seus gastos pessoais dos recursos da empresa. Essa atitude dá clareza para a situação econômica do seu negócio e evita que você utilize sua reserva pessoal no trabalho (ou use o dinheiro da empresa para fins pessoais).

 

5 – Invista em planejamento e aposte na automação

Para otimizar a saúde financeira, o planejamento é a solução! Pense sobre a possibilidade de investir um pouco para melhorar sua gestão. Você pode contar com sistemas completos que analisam o desempenho do seu negócio e ajudam na organização financeira.

 

6 – Tenha um contador parceiro do seu negócio

A sua empresa precisa de contadores que estejam sempre se atualizando, para cumprir suas obrigações principais e acessórias sem erros, evitando multas e diversos outros problemas para o seu negócio. [Via administradores]

 

Você aplica essas dicas em seu negócio? Conta para gente!