sexta-feira, 30 de julho de 2021
6 ideias para você começar um negócio próprio e se tornar um empreendedor de sucesso
No Brasil, estima-se que 53,4 milhões de pessoas possuem um negócio próprio, segundo dados do SEBRAE. Isso faz com que a população brasileira esteja entre as que mais empreendem em todo o mundo.
E, em tempos de crise econômica e sanitária, essa vocação empreendedora se torna ainda mais emersa e essencial, garantindo a sobrevivência daqueles que precisam dessa fonte de renda, movimentando a economia e servindo como um impulso positivo para toda a sociedade.
De todo modo, independente do momento pelo qual o país passa, abrir o próprio negócio não pode ser considerado algo simples, pois muitas variáveis precisam ser analisadas, como:
- O investimento inicial que ele precisa;
- Qual modelo de negócio encaixa melhor com o seu perfil;
- Como é o mercado na sua região para o seu empreendimento;
- Se existe a possibilidade de crescimento;
- O peso da concorrência;
- Qual o público-alvo;
- Entre outros aspectos fundamentais para o sucesso do negócio.
Mas, com pesquisa, dedicação e trabalho duro, a tarefa de empreender pode se tornar mais simples e satisfatória e, seu sucesso com certeza estará garantido, mesmo que você não tenha um capital inicial grande para investir.
Assim, se você tem um sonho de abrir o seu próprio negócio, mas ainda não tem ideia do que empreender, não se preocupe! Para te auxiliar, preparamos uma lista com 6 ideias para começar um negócio próprio. Confira abaixo e tenha sucesso no seu empreendimento!
6 Ideias para começar um negócio próprio
Muitos passos precisam ser dados para que um empreendedor alcance o sucesso e, o primeiro deles, é decidir que tipo de negócio abrir.
Se for algo com o qual você já tem familiaridade, é melhor. Mas fora da zona de conforto também existem muitas boas oportunidades, às vezes um nicho que você nunca imaginou pode ser a sua escolha perfeita, pois o trabalho árduo é tão (ou mais) importante que vocação.
Confira agora a lista que fizemos especialmente para inspirar você a abrir seu próprio negócio:
Delivery de comida saudável
Essa é uma modalidade de negócio da qual não é preciso um investimento inicial muito grande, pois é bem diferente dos restaurantes a la carte ou self-service que necessitam de gastos muitos altos logo de início, principalmente com equipamentos caros.
No entanto, é preciso levar a sério esse tipo de gastronomia para oferecer os alimentos que realmente cumprem o esperado, pois os consumidores desse tipo de serviço levam muito a sério a importância de se alimentar de forma saudável.
Essa é uma ótima ideia de empreendimento pois a cultura fitness está mais em alta do que nunca, e se você se interessou mas não entende muito do assunto, pode procurar a curadoria de algum nutricionista que ajude você a preparar o cardápio ideal.
Brechó
O mercado varejista de produtos usados vive um bom momento e os brechós são um dos que mais crescem.
Isso acontece graças à mudança de consciência dos brasileiros quanto ao consumismo desenfreado e ao desenvolvimento de um estilo próprio que busca cada vez mais por exclusividade.
Um brechó também não necessita de um grande investimento inicial, mas com certeza precisa de uma boa pesquisa de itens para venda, que tenham qualidade e personalidade.
Para mais garantia de sucesso, a segmentação é importante. Assim como definir que tipo de público seu brechó irá contemplar é essencial para que você acerte na hora de escolher seu estoque.
Loja de pneus
Uma loja de pneus tem tudo para se tornar um negócio promissor, graças à grande quantidade de veículos circulando pelo país e também por se tratar da revenda de um dos itens mais importantes dos carros, cuja troca é sempre necessária de tempos em tempos.
No entanto, existe uma infinidade de marcas de pneus no mercado e a habilidade de conhecer as características principais desses produtos é muito importante.
Além de ter conhecimento sobre os tipos de pneus que as pessoas mais costumam comprar, para investir naqueles que são mais fáceis de vender.
Mas focar somente nos nomes mais conhecidos não é exatamente o ponto principal, existem marcas que não são tão famosas, porém oferecem ótima qualidade tornando o seu custo x benefício muito atraente para os consumidores.
Salão de beleza e estética
Independente se o foco está na classe A, B, C ou D, um negócio próprio no ramo da beleza ou estética costuma ser muito promissor.
Tanto mulheres, como homens e crianças, podem ser frequentadores assíduos de salões de beleza ao eleger seus profissionais preferidos.
Além disso, o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, algo que só confirma o quanto investir nesse ramo pode trazer ótimos resultados e o quanto há demanda por esse tipo de serviço.
No entanto, esse é um negócio que necessita de profissionais especializados, como maquiadores, cabeleireiros, manicures, massagistas, entre outros.
Também é preciso conhecimento sobre os equipamentos ideais para cada segmento e o investimento pode variar, começando com pouco e expandindo à medida que o negócio apresenta resultados.
Assistência técnica para celulares
Os celulares são aparelhos que costumam quebrar com certa facilidade e a maioria das pessoas opta por fazer reparos ao contrário de comprar um aparelho novo, por isso, a área de manutenção de celulares cresce exponencialmente.
O brasileiro dificilmente vive sem o seu smartphone e o número de aparelhos celulares no Brasil já ultrapassa os 280 milhões, um número muito impressionante.
Por isso, se você procura por uma boa ideia de negócio com altas chances de dar certo, a assistência técnica para celulares é uma delas. Esse é um empreendimento que não precisa de muito espaço ou investimento inicial em equipamentos e, em geral, é bastante acessível.
O mais importante é a capacitação, realizar um bom treinamento para reparo de smartphones, mesmo que seja online, é essencial para que a realização de procedimentos não causem prejuízos com a necessidade de repor aparelhos dos clientes.
E também que traga má fama ao trabalho desenvolvido, pois uma boa reputação nessa área é essencial.
Pet Shop
De acordo com o levantamento Euromonitor International, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pets no mundo e, mesmo em momentos de crise, o setor segue registrando crescimento.
Além disso, esse é um segmento em que se pode variar muito, pois ao contrário do que muitos pensam, um pet shop não é somente um estabelecimento de banho e tosa.
Obviamente esses são serviços muito procurados e os oferecer de maneira excelente é garantia de sucesso.
Mas um pet shop pode abranger várias frentes, como a venda de ração comum e alimentos diferenciados, brinquedos, produtos personalizados, medicamentos para animais e auxílio veterinário.
O investimento vai depender exatamente daquilo que você escolheu oferecer, podendo variar bastante.
E aí, qual dessas sugestões você mais gostou? Está pronto para abrir o seu próprio empreendimento? Deixe o seu comentário abaixo e nos diga em qual ramo irá atuar!